domingo, 10 de abril de 2011

Revelador de Eucalipto

 Pedra com Símbolo Solar. Revelado em Chá de Eucalipto com Vitamina C (Caliptol C)


Depois de destilar, sem separar cabeça, espirito e rabo, obtive uma água, baça, com forte odor a mentol. No alambique repousava agora, quente, uma infusão de Eucalipto.


A 300ml desta juntei 4 colheres de carbonato de sódio.

Sujeitei um filme de 16mm, não revelado, mas exposto fortemente à luz, à sua acção.

Revelou em 15 minutos. Foi fixado para confirmar a acção reveladora.

Mergulhei então filme idêntico no destilado, para perceber se o agente redutor ficara no alambique ou se tinha acompanhado o vapor de água.

Na mesma quantidade de solução e carbonato de sódio, reparei que, ao fim de uma hora, o filme não se encontrava revelado.

Assim, o redutor encontra-se na infusão de Eucalipto e não sofre arrasto do vapor.

Ao fim de 4 dias, aqueci 300ml de infusão, a qual já apresentava bolor, e juntei 3 colheres de café de carbonato de sódio.

Ampliei uma fotografia, durante 50seg, lente em fstop 4.5, a meio metro de distância do papel.

Ao fim de 10 minutos obtive uma imagem, ténue, sem brancos, nem negros, mas com quase ausência de grão.


1.ª Foto Revelada com Caliptol


Voltei a repetir a experiência, mas adicionei 4 gramas de Ácido Ascórbico. A imagem revelou em 5 minutos, tendo registado aumento do contraste. (a desta postagem)

Parece que é de concluir que este revelador age de forma extremamente pouco contrastada, necessitando de ser acompanhado ou de forte alcalinizante e porventura ácido ascórbico.

Irei experimentar ainda usar infusão fresca, repetindo o processo, a fim de perceber se agente redutor enfraqueceu em 4 dias,

Irei igualmente experimentar a acção desta infusão com Hidroquinona e com Brometo de Potássio, a fim de tentar aumentar o contraste e ver se se comporta de forma identica a revelador Metol-Hidroquinona.

Aguardo contribuições.

Sem comentários: